Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51582
Compartilhe esta página
Título: | A leitura do gênero do discurso meme: As potencialidades da leitura do gênero com base no que dispõe a BNCC |
Autor(es): | FREITAS, Franklin Luiz de |
Palavras-chave: | Meme; Multimodalidade; Gênero; BNCC |
Data do documento: | 12-Mai-2023 |
Citação: | FREITAS, Franklin. A leitura do gênero do discurso meme: as potencialidades da leitura do gênero com base no que dispõe a BNCC. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho objetivou investigar o potencial da leitura de imagens no meme com base na Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC, utilizando-se como metodologia a pesquisa com abordagem qualitativa e documenta, realizada a partir do segundo semestre do ano de 2022 até o mês de abril de 2023. Foram analisados memes na rede social Twitter referentes a acontecimentos da realidade social brasileira no contexto político. A partir da análise realizada perante o arcabouço teórico pesquisado, como também dos memes coletados, pudemos perceber a relevância da leitura de gêneros multimodais através das múltiplas linguagens nele inseridas, assim como da importância da linguagem imagética como ferramenta potencial à leitura do meme com base no que dispõe a BNCC, referente aos gêneros digitais. Essa pesquisa revelou a importância do aprendizado através de novos gêneros voltados à realidade atual do leitor, assim como da possibilidade do ensino através de gêneros digitais e suas múltiplas linguagens. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51582 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Franklin Luiz de Freitas.pdf | 716,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons