Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48833

Compartilhe esta página

Título: Modelagem didática: inclusão de alunos cegos nas aulas de biologia
Autor(es): SILVA, Regina Maria da
Palavras-chave: Deficiência visual; Inclusão; Modelo didático; Estudo dos tecidos; Escolas públicas
Data do documento: 13-Mai-2022
Abstract: A inserção de modelos didáticos está se tornando cada vez mais comum no ambiente escolar através dos professores, estratégias metodológicas e inclusivas que prendem a atenção do aluno, faz com que o processo de ensino aprendizagem se torne mais prazeroso e eficaz. Nos dias atuais, onde muito se fala sobre inclusão pouco se faz, e nós como futuros docentes precisamos promover a inclusão dentro das salas de aulas. O presente trabalho propõe a inserção de um modelo didático para as aulas de ciências do ensino fundamental, confeccionado em uma base de isopor e revestido com variadas texturas em biscuit, afim de representar alguns tipos de tecidos (tecido epitelial, tecido cartilaginoso e o músculo estriado esquelético), que estão presentes no corpo humano. Este recurso, além de facilitar a aprendizagem dos alunos cegos, ele vai permitir a relação do conteúdo teórico ministrado, com as estruturas dos tecidos apresentadas; estrutura essa, totalmente palpável e dinâmica que possibilitará uma aprendizagem mais significativa de alunos com deficiência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48833
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Regina Maria da.pdf881,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons