Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48833
Share on
Title: | Modelagem didática: inclusão de alunos cegos nas aulas de biologia |
Authors: | SILVA, Regina Maria da |
Keywords: | Deficiência visual; Inclusão; Modelo didático; Estudo dos tecidos; Escolas públicas |
Issue Date: | 13-May-2022 |
Abstract: | A inserção de modelos didáticos está se tornando cada vez mais comum no ambiente escolar através dos professores, estratégias metodológicas e inclusivas que prendem a atenção do aluno, faz com que o processo de ensino aprendizagem se torne mais prazeroso e eficaz. Nos dias atuais, onde muito se fala sobre inclusão pouco se faz, e nós como futuros docentes precisamos promover a inclusão dentro das salas de aulas. O presente trabalho propõe a inserção de um modelo didático para as aulas de ciências do ensino fundamental, confeccionado em uma base de isopor e revestido com variadas texturas em biscuit, afim de representar alguns tipos de tecidos (tecido epitelial, tecido cartilaginoso e o músculo estriado esquelético), que estão presentes no corpo humano. Este recurso, além de facilitar a aprendizagem dos alunos cegos, ele vai permitir a relação do conteúdo teórico ministrado, com as estruturas dos tecidos apresentadas; estrutura essa, totalmente palpável e dinâmica que possibilitará uma aprendizagem mais significativa de alunos com deficiência. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48833 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Silva, Regina Maria da.pdf | 881,72 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License