Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48833
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTANA, Maria Zélia de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Regina Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T15:36:34Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T15:36:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48833 | - |
dc.description.abstract | A inserção de modelos didáticos está se tornando cada vez mais comum no ambiente escolar através dos professores, estratégias metodológicas e inclusivas que prendem a atenção do aluno, faz com que o processo de ensino aprendizagem se torne mais prazeroso e eficaz. Nos dias atuais, onde muito se fala sobre inclusão pouco se faz, e nós como futuros docentes precisamos promover a inclusão dentro das salas de aulas. O presente trabalho propõe a inserção de um modelo didático para as aulas de ciências do ensino fundamental, confeccionado em uma base de isopor e revestido com variadas texturas em biscuit, afim de representar alguns tipos de tecidos (tecido epitelial, tecido cartilaginoso e o músculo estriado esquelético), que estão presentes no corpo humano. Este recurso, além de facilitar a aprendizagem dos alunos cegos, ele vai permitir a relação do conteúdo teórico ministrado, com as estruturas dos tecidos apresentadas; estrutura essa, totalmente palpável e dinâmica que possibilitará uma aprendizagem mais significativa de alunos com deficiência. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Modelo didático | pt_BR |
dc.subject | Estudo dos tecidos | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas | pt_BR |
dc.title | Modelagem didática: inclusão de alunos cegos nas aulas de biologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CANDEIAS, Paulo Roberto Pergentino das | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8308573861640975 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The insertion of didactic models is becoming increasingly common in the school environment through teachers, methodological and inclusive strategies that hold the student's attention, makes the teaching-learning process more enjoyable and effective. Nowadays, where much is said about inclusion, little is done, and we as future teachers need to promote inclusion within the classrooms. The present work proposes the insertion of a didactic model for elementary school science classes, made on a styrofoam base and coated with various textures in biscuit, in order to represent some types of tissues (epithelial tissue, cartilaginous tissue and striated muscle skeletal), which are present in the human body. This resource, in addition to facilitating the learning of blind students, will allow the relationship between the theoretical content taught and the tissue structures presented; This structure, totally palpable and dynamic, will enable a more meaningful learning of students with disabilities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Regina Maria da.pdf | 881,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons