Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48833

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorSILVA, Regina Maria da-
dc.date.accessioned2023-01-30T15:36:34Z-
dc.date.available2023-01-30T15:36:34Z-
dc.date.issued2022-05-13-
dc.date.submitted2023-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48833-
dc.description.abstractA inserção de modelos didáticos está se tornando cada vez mais comum no ambiente escolar através dos professores, estratégias metodológicas e inclusivas que prendem a atenção do aluno, faz com que o processo de ensino aprendizagem se torne mais prazeroso e eficaz. Nos dias atuais, onde muito se fala sobre inclusão pouco se faz, e nós como futuros docentes precisamos promover a inclusão dentro das salas de aulas. O presente trabalho propõe a inserção de um modelo didático para as aulas de ciências do ensino fundamental, confeccionado em uma base de isopor e revestido com variadas texturas em biscuit, afim de representar alguns tipos de tecidos (tecido epitelial, tecido cartilaginoso e o músculo estriado esquelético), que estão presentes no corpo humano. Este recurso, além de facilitar a aprendizagem dos alunos cegos, ele vai permitir a relação do conteúdo teórico ministrado, com as estruturas dos tecidos apresentadas; estrutura essa, totalmente palpável e dinâmica que possibilitará uma aprendizagem mais significativa de alunos com deficiência.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectModelo didáticopt_BR
dc.subjectEstudo dos tecidospt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleModelagem didática: inclusão de alunos cegos nas aulas de biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCANDEIAS, Paulo Roberto Pergentino das-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
dc.description.abstractxThe insertion of didactic models is becoming increasingly common in the school environment through teachers, methodological and inclusive strategies that hold the student's attention, makes the teaching-learning process more enjoyable and effective. Nowadays, where much is said about inclusion, little is done, and we as future teachers need to promote inclusion within the classrooms. The present work proposes the insertion of a didactic model for elementary school science classes, made on a styrofoam base and coated with various textures in biscuit, in order to represent some types of tissues (epithelial tissue, cartilaginous tissue and striated muscle skeletal), which are present in the human body. This resource, in addition to facilitating the learning of blind students, will allow the relationship between the theoretical content taught and the tissue structures presented; This structure, totally palpable and dynamic, will enable a more meaningful learning of students with disabilities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Regina Maria da.pdf881,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons