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Título : Arteducação emancipatória: o ensino de artes como forma de liberdade do sujeito sob uma perspectiva Freireana.
Autor : SANTOS, William Paes dos
Palabras clave : Arte; Educação; Arteducação; Paulo Freire; Emancipação; Liberdade
Fecha de publicación : 4-nov-2022
Citación : 32p.
Resumen : Esta pesquisa busca apresentar como o ensino de Artes está determinado nos documentos oficiais que tratam sobre Educação, de modo que foram observados três desses documentos: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Nessa perspectiva, é analisado se o que está dito nos documentos oficiais realmente é posto em prática, considerando-se para essa análise os aspectos abordados pela Arteducação, ressaltando-se uma breve contextualização histórica sobre essa. Além disso, observa-se sobre o ensino de Artes com um olhar baseado nos pensamentos de Paulo Freire, voltados para uma formação integral que visa a autonomia e a emancipação do sujeito através da sua educação. Por fim, evidenciamos como a Arteducação pode ser um caminho de formação que leva o sujeito a alcançar sua Liberdade por meio das linguagens que o ensino de Artes articula, dentro de um processo pedagógico e sociopolítico nas escolas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48127
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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