Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48127
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, William Paes dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-10T17:41:16Z | - |
dc.date.available | 2022-12-10T17:41:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-11 | - |
dc.identifier.citation | 32p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48127 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa busca apresentar como o ensino de Artes está determinado nos documentos oficiais que tratam sobre Educação, de modo que foram observados três desses documentos: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Nessa perspectiva, é analisado se o que está dito nos documentos oficiais realmente é posto em prática, considerando-se para essa análise os aspectos abordados pela Arteducação, ressaltando-se uma breve contextualização histórica sobre essa. Além disso, observa-se sobre o ensino de Artes com um olhar baseado nos pensamentos de Paulo Freire, voltados para uma formação integral que visa a autonomia e a emancipação do sujeito através da sua educação. Por fim, evidenciamos como a Arteducação pode ser um caminho de formação que leva o sujeito a alcançar sua Liberdade por meio das linguagens que o ensino de Artes articula, dentro de um processo pedagógico e sociopolítico nas escolas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Arteducação | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.title | Arteducação emancipatória: o ensino de artes como forma de liberdade do sujeito sob uma perspectiva Freireana. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6665135954352936 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper seeks to show how the teaching of Arts is determined in official documents that treat about Education, in a way that were observed three of those documents: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); and Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). In this perspective, it is analized if what is being said in the official documents is really put in practice, considering for this analysis the points raised by the Arteducation, highlighting a brief historic contextualization about it. In addition, it is observed about the teaching of Arts with a view based on the thoughts of Paulo Freire, aimed for an integral formation that seeks the autonomy and emancipation of the subject through their education. Finally, we show how Arteducation can be a way of formation that takes the subject to reach their Liberty by the languages that the teaching of Arts articulate, in a pedagogic and sociopolitic process in schools. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - William Paes - ATTENA.pdf | 475,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons