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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48127

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Title: Arteducação emancipatória: o ensino de artes como forma de liberdade do sujeito sob uma perspectiva Freireana.
Authors: SANTOS, William Paes dos
Keywords: Arte; Educação; Arteducação; Paulo Freire; Emancipação; Liberdade
Issue Date: 4-Nov-2022
Citation: 32p.
Abstract: Esta pesquisa busca apresentar como o ensino de Artes está determinado nos documentos oficiais que tratam sobre Educação, de modo que foram observados três desses documentos: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Nessa perspectiva, é analisado se o que está dito nos documentos oficiais realmente é posto em prática, considerando-se para essa análise os aspectos abordados pela Arteducação, ressaltando-se uma breve contextualização histórica sobre essa. Além disso, observa-se sobre o ensino de Artes com um olhar baseado nos pensamentos de Paulo Freire, voltados para uma formação integral que visa a autonomia e a emancipação do sujeito através da sua educação. Por fim, evidenciamos como a Arteducação pode ser um caminho de formação que leva o sujeito a alcançar sua Liberdade por meio das linguagens que o ensino de Artes articula, dentro de um processo pedagógico e sociopolítico nas escolas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48127
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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