Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48127

Compartilhe esta página

Título: Arteducação emancipatória: o ensino de artes como forma de liberdade do sujeito sob uma perspectiva Freireana.
Autor(es): SANTOS, William Paes dos
Palavras-chave: Arte; Educação; Arteducação; Paulo Freire; Emancipação; Liberdade
Data do documento: 4-Nov-2022
Citação: 32p.
Abstract: Esta pesquisa busca apresentar como o ensino de Artes está determinado nos documentos oficiais que tratam sobre Educação, de modo que foram observados três desses documentos: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Nessa perspectiva, é analisado se o que está dito nos documentos oficiais realmente é posto em prática, considerando-se para essa análise os aspectos abordados pela Arteducação, ressaltando-se uma breve contextualização histórica sobre essa. Além disso, observa-se sobre o ensino de Artes com um olhar baseado nos pensamentos de Paulo Freire, voltados para uma formação integral que visa a autonomia e a emancipação do sujeito através da sua educação. Por fim, evidenciamos como a Arteducação pode ser um caminho de formação que leva o sujeito a alcançar sua Liberdade por meio das linguagens que o ensino de Artes articula, dentro de um processo pedagógico e sociopolítico nas escolas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48127
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - William Paes - ATTENA.pdf475,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons