Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48127

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de-
dc.contributor.authorSANTOS, William Paes dos-
dc.date.accessioned2022-12-10T17:41:16Z-
dc.date.available2022-12-10T17:41:16Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-11-11-
dc.identifier.citation32p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48127-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca apresentar como o ensino de Artes está determinado nos documentos oficiais que tratam sobre Educação, de modo que foram observados três desses documentos: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Nessa perspectiva, é analisado se o que está dito nos documentos oficiais realmente é posto em prática, considerando-se para essa análise os aspectos abordados pela Arteducação, ressaltando-se uma breve contextualização histórica sobre essa. Além disso, observa-se sobre o ensino de Artes com um olhar baseado nos pensamentos de Paulo Freire, voltados para uma formação integral que visa a autonomia e a emancipação do sujeito através da sua educação. Por fim, evidenciamos como a Arteducação pode ser um caminho de formação que leva o sujeito a alcançar sua Liberdade por meio das linguagens que o ensino de Artes articula, dentro de um processo pedagógico e sociopolítico nas escolas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArteducaçãopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.titleArteducação emancipatória: o ensino de artes como forma de liberdade do sujeito sob uma perspectiva Freireana.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6665135954352936pt_BR
dc.description.abstractxThis paper seeks to show how the teaching of Arts is determined in official documents that treat about Education, in a way that were observed three of those documents: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); and Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). In this perspective, it is analized if what is being said in the official documents is really put in practice, considering for this analysis the points raised by the Arteducation, highlighting a brief historic contextualization about it. In addition, it is observed about the teaching of Arts with a view based on the thoughts of Paulo Freire, aimed for an integral formation that seeks the autonomy and emancipation of the subject through their education. Finally, we show how Arteducation can be a way of formation that takes the subject to reach their Liberty by the languages that the teaching of Arts articulate, in a pedagogic and sociopolitic process in schools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - William Paes - ATTENA.pdf475,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons