Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66434
Compartilhe esta página
Título: | O cuidado na Educação Infantil à luz da abordagem Pikler: concepções docentes em creches do Recife a partir de formação continuada |
Autor(es): | SILVA, Stéfany Fernandes da |
Palavras-chave: | Educação Infantil; Cuidado; Abordagem Pikler; Formação continuada; Docente de creche |
Data do documento: | 12-Ago-2025 |
Citação: | SILVA, Stéfany Fernandes da. O cuidado na Educação Infantil à luz da abordagem Pikler: concepções docentes em creches do Recife a partir de formação continuada. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O estudo em tela busca compreender como a formação continuada referente à abordagem Pikler contribuiu para as percepções dos docentes da Educação Infantil da rede municipal do Recife, acerca dos momentos e práticas de cuidado voltados às necessidades dos bebês e crianças pequenas. Para investigar essas percepções, utilizamos a pesquisa qualitativa, analisando entrevistas semiestruturadas com professoras de Educação Infantil da rede do Recife que acessaram as experiências formativas por meio da formação da rede municipal e de grupos de estudo que aconteceram nas creches. Em seu decurso, a pesquisa apontou que a formação continuada nos macro e micro espaços acerca da abordagem contribuíram para mudanças nas concepções docentes sobre o cuidado para a primeira infância, mas ainda apresenta fragilidades e descontinuidades, comprometendo a ação reflexiva desses profissionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66434 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC2_-_Stefany_Fernandes_-_Versao_Final_-_2025.1_assinado (1).pdf | 328,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons