Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66434

Compartilhe esta página

Título: O cuidado na Educação Infantil à luz da abordagem Pikler: concepções docentes em creches do Recife a partir de formação continuada
Autor(es): SILVA, Stéfany Fernandes da
Palavras-chave: Educação Infantil; Cuidado; Abordagem Pikler; Formação continuada; Docente de creche
Data do documento: 12-Ago-2025
Citação: SILVA, Stéfany Fernandes da. O cuidado na Educação Infantil à luz da abordagem Pikler: concepções docentes em creches do Recife a partir de formação continuada. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O estudo em tela busca compreender como a formação continuada referente à abordagem Pikler contribuiu para as percepções dos docentes da Educação Infantil da rede municipal do Recife, acerca dos momentos e práticas de cuidado voltados às necessidades dos bebês e crianças pequenas. Para investigar essas percepções, utilizamos a pesquisa qualitativa, analisando entrevistas semiestruturadas com professoras de Educação Infantil da rede do Recife que acessaram as experiências formativas por meio da formação da rede municipal e de grupos de estudo que aconteceram nas creches. Em seu decurso, a pesquisa apontou que a formação continuada nos macro e micro espaços acerca da abordagem contribuíram para mudanças nas concepções docentes sobre o cuidado para a primeira infância, mas ainda apresenta fragilidades e descontinuidades, comprometendo a ação reflexiva desses profissionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66434
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2_-_Stefany_Fernandes_-_Versao_Final_-_2025.1_assinado (1).pdf328,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons