Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66434

Comparte esta pagina

Título : O cuidado na Educação Infantil à luz da abordagem Pikler: concepções docentes em creches do Recife a partir de formação continuada
Autor : SILVA, Stéfany Fernandes da
Palabras clave : Educação Infantil; Cuidado; Abordagem Pikler; Formação continuada; Docente de creche
Fecha de publicación : 12-ago-2025
Citación : SILVA, Stéfany Fernandes da. O cuidado na Educação Infantil à luz da abordagem Pikler: concepções docentes em creches do Recife a partir de formação continuada. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O estudo em tela busca compreender como a formação continuada referente à abordagem Pikler contribuiu para as percepções dos docentes da Educação Infantil da rede municipal do Recife, acerca dos momentos e práticas de cuidado voltados às necessidades dos bebês e crianças pequenas. Para investigar essas percepções, utilizamos a pesquisa qualitativa, analisando entrevistas semiestruturadas com professoras de Educação Infantil da rede do Recife que acessaram as experiências formativas por meio da formação da rede municipal e de grupos de estudo que aconteceram nas creches. Em seu decurso, a pesquisa apontou que a formação continuada nos macro e micro espaços acerca da abordagem contribuíram para mudanças nas concepções docentes sobre o cuidado para a primeira infância, mas ainda apresenta fragilidades e descontinuidades, comprometendo a ação reflexiva desses profissionais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66434
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC2_-_Stefany_Fernandes_-_Versao_Final_-_2025.1_assinado (1).pdf328,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons