Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66434
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOTA, Ana Paula Fernandes da Silveira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Stéfany Fernandes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T18:12:42Z | - |
dc.date.available | 2025-10-08T18:12:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Stéfany Fernandes da. O cuidado na Educação Infantil à luz da abordagem Pikler: concepções docentes em creches do Recife a partir de formação continuada. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66434 | - |
dc.description.abstract | O estudo em tela busca compreender como a formação continuada referente à abordagem Pikler contribuiu para as percepções dos docentes da Educação Infantil da rede municipal do Recife, acerca dos momentos e práticas de cuidado voltados às necessidades dos bebês e crianças pequenas. Para investigar essas percepções, utilizamos a pesquisa qualitativa, analisando entrevistas semiestruturadas com professoras de Educação Infantil da rede do Recife que acessaram as experiências formativas por meio da formação da rede municipal e de grupos de estudo que aconteceram nas creches. Em seu decurso, a pesquisa apontou que a formação continuada nos macro e micro espaços acerca da abordagem contribuíram para mudanças nas concepções docentes sobre o cuidado para a primeira infância, mas ainda apresenta fragilidades e descontinuidades, comprometendo a ação reflexiva desses profissionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Cuidado | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Pikler | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Docente de creche | pt_BR |
dc.title | O cuidado na Educação Infantil à luz da abordagem Pikler: concepções docentes em creches do Recife a partir de formação continuada | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3150219559103154 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4435341410757451 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC2_-_Stefany_Fernandes_-_Versao_Final_-_2025.1_assinado (1).pdf | 328,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons