Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66434

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOTA, Ana Paula Fernandes da Silveira-
dc.contributor.authorSILVA, Stéfany Fernandes da-
dc.date.accessioned2025-10-08T18:12:42Z-
dc.date.available2025-10-08T18:12:42Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-10-07-
dc.identifier.citationSILVA, Stéfany Fernandes da. O cuidado na Educação Infantil à luz da abordagem Pikler: concepções docentes em creches do Recife a partir de formação continuada. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66434-
dc.description.abstractO estudo em tela busca compreender como a formação continuada referente à abordagem Pikler contribuiu para as percepções dos docentes da Educação Infantil da rede municipal do Recife, acerca dos momentos e práticas de cuidado voltados às necessidades dos bebês e crianças pequenas. Para investigar essas percepções, utilizamos a pesquisa qualitativa, analisando entrevistas semiestruturadas com professoras de Educação Infantil da rede do Recife que acessaram as experiências formativas por meio da formação da rede municipal e de grupos de estudo que aconteceram nas creches. Em seu decurso, a pesquisa apontou que a formação continuada nos macro e micro espaços acerca da abordagem contribuíram para mudanças nas concepções docentes sobre o cuidado para a primeira infância, mas ainda apresenta fragilidades e descontinuidades, comprometendo a ação reflexiva desses profissionais.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectAbordagem Piklerpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectDocente de crechept_BR
dc.titleO cuidado na Educação Infantil à luz da abordagem Pikler: concepções docentes em creches do Recife a partir de formação continuadapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3150219559103154pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4435341410757451pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC2_-_Stefany_Fernandes_-_Versao_Final_-_2025.1_assinado (1).pdf328,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons