Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66334

Comparte esta pagina

Título : Um estudo sobre a introdução de conteúdos estatísticos presentes no futebol em uma aula de matemática, através da resolução de problemas.
Autor : ARAUJO, José Emerson da Silva
Palabras clave : Ensino e Aprendizagem.; Futebol e Matemática; Resolução de Problemas
Fecha de publicación : 13-mar-2024
Citación : ARAÚJO, José. Resolução de Problemas 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Este trabalho trata de um estudo sobre a abordagem da estatística no futebol e sua aplicação em sala de aula, tendo em vista a resolução de problemas como método de contextualização dos conteúdos matemáticos. Para isso, se deu uma análise com alunos do 1º ano do ensino médio da rede estadual pública de ensino, por intermédio de questionários que trabalharam situações problemas com tópicos estatísticos presentes no futebol. O emprego do esporte pode ser assertivo nos quesitos atratividade e ludicidade, aspectos imprescindíveis para a facilitação da aprendizagem dos discentes em sala de aula. Vale ressaltar que embora os conteúdos que foram abordados sejam tidos como fáceis para muitos estudantes, as resoluções das atividades apontaram pontos críticos de erros que deram margem para reflexões e discussões.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66334
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC JOSÉ EMERSON DA SILVA ARAÚJO.pdf3,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons