Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66334

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcílio Ferreira dos-
dc.contributor.authorARAUJO, José Emerson da Silva-
dc.date.accessioned2025-10-02T11:34:17Z-
dc.date.available2025-10-02T11:34:17Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.date.submitted2025-10-01-
dc.identifier.citationARAÚJO, José. Resolução de Problemas 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66334-
dc.description.abstractEste trabalho trata de um estudo sobre a abordagem da estatística no futebol e sua aplicação em sala de aula, tendo em vista a resolução de problemas como método de contextualização dos conteúdos matemáticos. Para isso, se deu uma análise com alunos do 1º ano do ensino médio da rede estadual pública de ensino, por intermédio de questionários que trabalharam situações problemas com tópicos estatísticos presentes no futebol. O emprego do esporte pode ser assertivo nos quesitos atratividade e ludicidade, aspectos imprescindíveis para a facilitação da aprendizagem dos discentes em sala de aula. Vale ressaltar que embora os conteúdos que foram abordados sejam tidos como fáceis para muitos estudantes, as resoluções das atividades apontaram pontos críticos de erros que deram margem para reflexões e discussões.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagem.pt_BR
dc.subjectFutebol e Matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.titleUm estudo sobre a introdução de conteúdos estatísticos presentes no futebol em uma aula de matemática, através da resolução de problemas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6605510533220352pt_BR
dc.description.abstractxThis work deals with a study on the approach to statistics in football and its application in the classroom, with a view to solving problems as a method of contextualizing mathematical content. To this end, an analysis was carried out with 1st year high school students from the public state education network, through questionnaires that worked on problem situations with statistical topics present in football. The use of sport can be assertive in terms of attractiveness and playfulness, essential aspects for facilitating student learning in the classroom. It is worth mentioning that although the contents that were covered were considered easy for many students, the resolutions of the activities pointed out critical points of errors that gave rise to reflections and discussions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSÉ EMERSON DA SILVA ARAÚJO.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons