Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66334
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Marcílio Ferreira dos | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, José Emerson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-02T11:34:17Z | - |
dc.date.available | 2025-10-02T11:34:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-01 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, José. Resolução de Problemas 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66334 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho trata de um estudo sobre a abordagem da estatística no futebol e sua aplicação em sala de aula, tendo em vista a resolução de problemas como método de contextualização dos conteúdos matemáticos. Para isso, se deu uma análise com alunos do 1º ano do ensino médio da rede estadual pública de ensino, por intermédio de questionários que trabalharam situações problemas com tópicos estatísticos presentes no futebol. O emprego do esporte pode ser assertivo nos quesitos atratividade e ludicidade, aspectos imprescindíveis para a facilitação da aprendizagem dos discentes em sala de aula. Vale ressaltar que embora os conteúdos que foram abordados sejam tidos como fáceis para muitos estudantes, as resoluções das atividades apontaram pontos críticos de erros que deram margem para reflexões e discussões. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Futebol e Matemática | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a introdução de conteúdos estatísticos presentes no futebol em uma aula de matemática, através da resolução de problemas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/6605510533220352 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work deals with a study on the approach to statistics in football and its application in the classroom, with a view to solving problems as a method of contextualizing mathematical content. To this end, an analysis was carried out with 1st year high school students from the public state education network, through questionnaires that worked on problem situations with statistical topics present in football. The use of sport can be assertive in terms of attractiveness and playfulness, essential aspects for facilitating student learning in the classroom. It is worth mentioning that although the contents that were covered were considered easy for many students, the resolutions of the activities pointed out critical points of errors that gave rise to reflections and discussions. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JOSÉ EMERSON DA SILVA ARAÚJO.pdf | 3,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons