Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66334

Share on

Title: Um estudo sobre a introdução de conteúdos estatísticos presentes no futebol em uma aula de matemática, através da resolução de problemas.
Authors: ARAUJO, José Emerson da Silva
Keywords: Ensino e Aprendizagem.; Futebol e Matemática; Resolução de Problemas
Issue Date: 13-Mar-2024
Citation: ARAÚJO, José. Resolução de Problemas 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este trabalho trata de um estudo sobre a abordagem da estatística no futebol e sua aplicação em sala de aula, tendo em vista a resolução de problemas como método de contextualização dos conteúdos matemáticos. Para isso, se deu uma análise com alunos do 1º ano do ensino médio da rede estadual pública de ensino, por intermédio de questionários que trabalharam situações problemas com tópicos estatísticos presentes no futebol. O emprego do esporte pode ser assertivo nos quesitos atratividade e ludicidade, aspectos imprescindíveis para a facilitação da aprendizagem dos discentes em sala de aula. Vale ressaltar que embora os conteúdos que foram abordados sejam tidos como fáceis para muitos estudantes, as resoluções das atividades apontaram pontos críticos de erros que deram margem para reflexões e discussões.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66334
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC JOSÉ EMERSON DA SILVA ARAÚJO.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons