Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66267

Share on

Title: A ABORDAGEM DA POESIA VISUAL E DA POESIA DIGITAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO 7º ANO
Authors: BEZERRA, Mariana Mayara de Moura
Keywords: livro didático; poesia visual; poesia digital
Issue Date: 14-Aug-2025
Citation: BEZERRA, Mariana Mayara de Moura. A abordagem da poesia visual e da poesia digital em livros didáticos do 7º ano. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O ensino de literatura se mostra dinâmico, à medida que estabelece diálogos com as mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Nesse contexto, a linguagem literária, constituída por sua inventividade, engloba formas estéticas que se reinventam e perpassam diferentes espaços e manifestações artísticas, fornecendo múltiplas possibilidades de interpretação e produção que abrangem a sala de aula. Em consideração a tais aspectos, este artigo objetiva analisar a abordagem pedagógica da poesia visual e da poesia digital em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental. Para isso, foram selecionadas atividades de compreensão textual e sugestões de criação literária, a fim de entender as propostas para o ensino da poesia visual e da poesia digital. A metodologia adotada é de teor qualitativo, com caráter documental, tendo como fonte primária de análise as coleções SuperAÇÃO! Português, de Júlio e Bertoletti (2022), e Português: Linguagens, de Cereja e Vianna (2022). A fundamentação teórica apoia-se nas contribuições de estudiosos, como Menezes (1991, 1998), Vieira (2012, 2017), Xavier (2002), Cosson (2022), Pinheiro (2018, 2020), Lajolo (1996), Rangel (2020), entre outros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66267
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Mariana Mayara de Moura Bezerra.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons