Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66267

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Flaviano Maciel-
dc.contributor.authorBEZERRA, Mariana Mayara de Moura-
dc.date.accessioned2025-09-26T16:39:02Z-
dc.date.available2025-09-26T16:39:02Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.date.submitted2025-09-24-
dc.identifier.citationBEZERRA, Mariana Mayara de Moura. A abordagem da poesia visual e da poesia digital em livros didáticos do 7º ano. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66267-
dc.description.abstractO ensino de literatura se mostra dinâmico, à medida que estabelece diálogos com as mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Nesse contexto, a linguagem literária, constituída por sua inventividade, engloba formas estéticas que se reinventam e perpassam diferentes espaços e manifestações artísticas, fornecendo múltiplas possibilidades de interpretação e produção que abrangem a sala de aula. Em consideração a tais aspectos, este artigo objetiva analisar a abordagem pedagógica da poesia visual e da poesia digital em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental. Para isso, foram selecionadas atividades de compreensão textual e sugestões de criação literária, a fim de entender as propostas para o ensino da poesia visual e da poesia digital. A metodologia adotada é de teor qualitativo, com caráter documental, tendo como fonte primária de análise as coleções SuperAÇÃO! Português, de Júlio e Bertoletti (2022), e Português: Linguagens, de Cereja e Vianna (2022). A fundamentação teórica apoia-se nas contribuições de estudiosos, como Menezes (1991, 1998), Vieira (2012, 2017), Xavier (2002), Cosson (2022), Pinheiro (2018, 2020), Lajolo (1996), Rangel (2020), entre outros.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectpoesia visualpt_BR
dc.subjectpoesia digitalpt_BR
dc.titleA ABORDAGEM DA POESIA VISUAL E DA POESIA DIGITAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO 7º ANOpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7853968992822037pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0098605549471639pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of literature is dynamic, as it establishes dialogues with social, political and technological changes. In this context, literary language, constituted by its inventiveness, encompasses aesthetic forms that reinvent themselves and permeate different spaces and artistic manifestations, providing multiple possibilities of interpretation and production that span the classroom. In consideration of these aspects, this article aims to analyze the pedagogical approach of visual poetry and digital poetry in textbooks of the 7th grade of elementary school. For this, textual comprehension activities and suggestions for literary creation were selected, in order to understand the proposals for the teaching of visual poetry and digital poetry. The methodology adopted is qualitative, with a documentary character, having as its primary source of analysis the collections SuperAÇÃO! Português, by Júlio and Bertoletti (2022), and Português: Linguagens, by Cereja and Vianna (2022). The theoretical foundation is based on the contributions of scholars, such as Menezes (1991, 1998), Vieira (2012, 2017), Xavier (2002), Cosson (2022), Pinheiro (2018, 2020), Lajolo (1996), Rangel (2020), among others.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mariana Mayara de Moura Bezerra.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons