Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66267
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Flaviano Maciel | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Mariana Mayara de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-26T16:39:02Z | - |
dc.date.available | 2025-09-26T16:39:02Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-24 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Mariana Mayara de Moura. A abordagem da poesia visual e da poesia digital em livros didáticos do 7º ano. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66267 | - |
dc.description.abstract | O ensino de literatura se mostra dinâmico, à medida que estabelece diálogos com as mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Nesse contexto, a linguagem literária, constituída por sua inventividade, engloba formas estéticas que se reinventam e perpassam diferentes espaços e manifestações artísticas, fornecendo múltiplas possibilidades de interpretação e produção que abrangem a sala de aula. Em consideração a tais aspectos, este artigo objetiva analisar a abordagem pedagógica da poesia visual e da poesia digital em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental. Para isso, foram selecionadas atividades de compreensão textual e sugestões de criação literária, a fim de entender as propostas para o ensino da poesia visual e da poesia digital. A metodologia adotada é de teor qualitativo, com caráter documental, tendo como fonte primária de análise as coleções SuperAÇÃO! Português, de Júlio e Bertoletti (2022), e Português: Linguagens, de Cereja e Vianna (2022). A fundamentação teórica apoia-se nas contribuições de estudiosos, como Menezes (1991, 1998), Vieira (2012, 2017), Xavier (2002), Cosson (2022), Pinheiro (2018, 2020), Lajolo (1996), Rangel (2020), entre outros. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | livro didático | pt_BR |
dc.subject | poesia visual | pt_BR |
dc.subject | poesia digital | pt_BR |
dc.title | A ABORDAGEM DA POESIA VISUAL E DA POESIA DIGITAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO 7º ANO | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7853968992822037 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0098605549471639 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of literature is dynamic, as it establishes dialogues with social, political and technological changes. In this context, literary language, constituted by its inventiveness, encompasses aesthetic forms that reinvent themselves and permeate different spaces and artistic manifestations, providing multiple possibilities of interpretation and production that span the classroom. In consideration of these aspects, this article aims to analyze the pedagogical approach of visual poetry and digital poetry in textbooks of the 7th grade of elementary school. For this, textual comprehension activities and suggestions for literary creation were selected, in order to understand the proposals for the teaching of visual poetry and digital poetry. The methodology adopted is qualitative, with a documentary character, having as its primary source of analysis the collections SuperAÇÃO! Português, by Júlio and Bertoletti (2022), and Português: Linguagens, by Cereja and Vianna (2022). The theoretical foundation is based on the contributions of scholars, such as Menezes (1991, 1998), Vieira (2012, 2017), Xavier (2002), Cosson (2022), Pinheiro (2018, 2020), Lajolo (1996), Rangel (2020), among others. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mariana Mayara de Moura Bezerra.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons