Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66199

Comparte esta pagina

Título : A relação escola-família frente ao insucesso escolar: desafios e possibilidades para a participação das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Autor : ROCHA, Maria Luiza Macedo da
Palabras clave : Fracasso/insucesso escolar; relação escola-família; desigualdades; vulnerabilidade social; Participação familiar
Fecha de publicación : 25-feb-2025
Citación : ROCHA, Maria. A relação escola-família rente ao insucesso escolar: desafios e possibilidades para a participação das famílias em situação de vulnerabilidade social. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A presente pesquisa teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, as implicações da relação escola-família na construção social do fracasso escolar, considerando as desigualdades socioeconômicas e educacionais que impactam esse processo. O fracasso/insucesso escolar permanece sendo um grande desafio no Brasil, mesmo diante dos esforços de diversas políticas públicas voltadas, mais recentemente, à inclusão educacional e à redução das desigualdades. Nesse contexto, a relação entre escola e família representa um papel fundamental no desempenho acadêmico dos estudantes, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66199
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MARIA LUIZA MACEDO DA ROCHA.pdf583,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons