Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66199
Compartilhe esta página
Título: | A relação escola-família frente ao insucesso escolar: desafios e possibilidades para a participação das famílias em situação de vulnerabilidade social. |
Autor(es): | ROCHA, Maria Luiza Macedo da |
Palavras-chave: | Fracasso/insucesso escolar; relação escola-família; desigualdades; vulnerabilidade social; Participação familiar |
Data do documento: | 25-Fev-2025 |
Citação: | ROCHA, Maria. A relação escola-família rente ao insucesso escolar: desafios e possibilidades para a participação das famílias em situação de vulnerabilidade social. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, as implicações da relação escola-família na construção social do fracasso escolar, considerando as desigualdades socioeconômicas e educacionais que impactam esse processo. O fracasso/insucesso escolar permanece sendo um grande desafio no Brasil, mesmo diante dos esforços de diversas políticas públicas voltadas, mais recentemente, à inclusão educacional e à redução das desigualdades. Nesse contexto, a relação entre escola e família representa um papel fundamental no desempenho acadêmico dos estudantes, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66199 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA LUIZA MACEDO DA ROCHA.pdf | 583,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons