Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66199
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CRUZ, Fatima Maria Leite | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Maria Luiza Macedo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-24T18:42:18Z | - |
dc.date.available | 2025-09-24T18:42:18Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-23 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Maria. A relação escola-família rente ao insucesso escolar: desafios e possibilidades para a participação das famílias em situação de vulnerabilidade social. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66199 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, as implicações da relação escola-família na construção social do fracasso escolar, considerando as desigualdades socioeconômicas e educacionais que impactam esse processo. O fracasso/insucesso escolar permanece sendo um grande desafio no Brasil, mesmo diante dos esforços de diversas políticas públicas voltadas, mais recentemente, à inclusão educacional e à redução das desigualdades. Nesse contexto, a relação entre escola e família representa um papel fundamental no desempenho acadêmico dos estudantes, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Fracasso/insucesso escolar | pt_BR |
dc.subject | relação escola-família | pt_BR |
dc.subject | desigualdades | pt_BR |
dc.subject | vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.subject | Participação familiar | pt_BR |
dc.title | A relação escola-família frente ao insucesso escolar: desafios e possibilidades para a participação das famílias em situação de vulnerabilidade social. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0484091401612310 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::NÃO SE APLICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA LUIZA MACEDO DA ROCHA.pdf | 583,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons