Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66199

Share on

Title: A relação escola-família frente ao insucesso escolar: desafios e possibilidades para a participação das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Authors: ROCHA, Maria Luiza Macedo da
Keywords: Fracasso/insucesso escolar; relação escola-família; desigualdades; vulnerabilidade social; Participação familiar
Issue Date: 25-Feb-2025
Citation: ROCHA, Maria. A relação escola-família rente ao insucesso escolar: desafios e possibilidades para a participação das famílias em situação de vulnerabilidade social. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, as implicações da relação escola-família na construção social do fracasso escolar, considerando as desigualdades socioeconômicas e educacionais que impactam esse processo. O fracasso/insucesso escolar permanece sendo um grande desafio no Brasil, mesmo diante dos esforços de diversas políticas públicas voltadas, mais recentemente, à inclusão educacional e à redução das desigualdades. Nesse contexto, a relação entre escola e família representa um papel fundamental no desempenho acadêmico dos estudantes, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66199
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MARIA LUIZA MACEDO DA ROCHA.pdf583,33 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons