Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66033
Compartilhe esta página
Título: | Docência masculina na educação infantil: um levantamento dos saberes poderes nas produções sobre a profissionalidade docente. |
Autor(es): | SOARES, Jefferson William Lima |
Palavras-chave: | Docência Masculina; Educação Infantil; Análise do Discurso; Gênero |
Data do documento: | 13-Set-2025 |
Citação: | SOARES, Jefferson William Lima. Docência masculina na educação infantil: um levantamento dos saberes poderes nas produções sobre a profissionalidade docente. 2025. 24 p. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | O artigo tem como objetivo compreender os sentidos que são enunciados nas produções acadêmicas do EPEN (2018-2024) e da ANPED (2019-2023) como regimes de verdades sobre homens professores na Educação Infantil e sua profissionalidade A presente pesquisa foi de natureza pós-qualitativa e bibliográfica de quatro artigos científicos através de produções acadêmicas entre 2018 e 2024 nos anais da ANPEd e do EPEN. Os resultados mostraram que a profissionalidade docente masculina é colocada em prova, exigindo prova de sua idoneidade, competência em meios às relações de saberes-poderes e seus regimes de verdade. Assim, os discursos das pesquisas em foco condensam sentidos de que o cuidado e o ensino na Educação Infantil não é exclusividade das mulheres professoras. Essa etapa da Educação Básica, nos discursos dos estudos problematizados, precisam ser um exercício de profissionalidade docente para os gêneros femininos e masculinos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66033 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jefferson.pdf | 694,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons