Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66033
Share on
Title: | Docência masculina na educação infantil: um levantamento dos saberes poderes nas produções sobre a profissionalidade docente. |
Authors: | SOARES, Jefferson William Lima |
Keywords: | Docência Masculina; Educação Infantil; Análise do Discurso; Gênero |
Issue Date: | 13-Sep-2025 |
Citation: | SOARES, Jefferson William Lima. Docência masculina na educação infantil: um levantamento dos saberes poderes nas produções sobre a profissionalidade docente. 2025. 24 p. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | O artigo tem como objetivo compreender os sentidos que são enunciados nas produções acadêmicas do EPEN (2018-2024) e da ANPED (2019-2023) como regimes de verdades sobre homens professores na Educação Infantil e sua profissionalidade A presente pesquisa foi de natureza pós-qualitativa e bibliográfica de quatro artigos científicos através de produções acadêmicas entre 2018 e 2024 nos anais da ANPEd e do EPEN. Os resultados mostraram que a profissionalidade docente masculina é colocada em prova, exigindo prova de sua idoneidade, competência em meios às relações de saberes-poderes e seus regimes de verdade. Assim, os discursos das pesquisas em foco condensam sentidos de que o cuidado e o ensino na Educação Infantil não é exclusividade das mulheres professoras. Essa etapa da Educação Básica, nos discursos dos estudos problematizados, precisam ser um exercício de profissionalidade docente para os gêneros femininos e masculinos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66033 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jefferson.pdf | 694,48 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License