Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66033

Comparte esta pagina

Título : Docência masculina na educação infantil: um levantamento dos saberes poderes nas produções sobre a profissionalidade docente.
Autor : SOARES, Jefferson William Lima
Palabras clave : Docência Masculina; Educação Infantil; Análise do Discurso; Gênero
Fecha de publicación : 13-sep-2025
Citación : SOARES, Jefferson William Lima. Docência masculina na educação infantil: um levantamento dos saberes poderes nas produções sobre a profissionalidade docente. 2025. 24 p. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : O artigo tem como objetivo compreender os sentidos que são enunciados nas produções acadêmicas do EPEN (2018-2024) e da ANPED (2019-2023) como regimes de verdades sobre homens professores na Educação Infantil e sua profissionalidade A presente pesquisa foi de natureza pós-qualitativa e bibliográfica de quatro artigos científicos através de produções acadêmicas entre 2018 e 2024 nos anais da ANPEd e do EPEN. Os resultados mostraram que a profissionalidade docente masculina é colocada em prova, exigindo prova de sua idoneidade, competência em meios às relações de saberes-poderes e seus regimes de verdade. Assim, os discursos das pesquisas em foco condensam sentidos de que o cuidado e o ensino na Educação Infantil não é exclusividade das mulheres professoras. Essa etapa da Educação Básica, nos discursos dos estudos problematizados, precisam ser um exercício de profissionalidade docente para os gêneros femininos e masculinos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66033
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Jefferson.pdf694,48 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons