Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66033

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorSOARES, Jefferson William Lima-
dc.date.accessioned2025-09-17T19:14:02Z-
dc.date.available2025-09-17T19:14:02Z-
dc.date.issued2025-09-13-
dc.date.submitted2025-09-09-
dc.identifier.citationSOARES, Jefferson William Lima. Docência masculina na educação infantil: um levantamento dos saberes poderes nas produções sobre a profissionalidade docente. 2025. 24 p. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66033-
dc.description.abstractO artigo tem como objetivo compreender os sentidos que são enunciados nas produções acadêmicas do EPEN (2018-2024) e da ANPED (2019-2023) como regimes de verdades sobre homens professores na Educação Infantil e sua profissionalidade A presente pesquisa foi de natureza pós-qualitativa e bibliográfica de quatro artigos científicos através de produções acadêmicas entre 2018 e 2024 nos anais da ANPEd e do EPEN. Os resultados mostraram que a profissionalidade docente masculina é colocada em prova, exigindo prova de sua idoneidade, competência em meios às relações de saberes-poderes e seus regimes de verdade. Assim, os discursos das pesquisas em foco condensam sentidos de que o cuidado e o ensino na Educação Infantil não é exclusividade das mulheres professoras. Essa etapa da Educação Básica, nos discursos dos estudos problematizados, precisam ser um exercício de profissionalidade docente para os gêneros femininos e masculinos.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDocência Masculinapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleDocência masculina na educação infantil: um levantamento dos saberes poderes nas produções sobre a profissionalidade docente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1984011390587149pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jefferson.pdf694,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons