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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65947
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Título : | Concepções de ludicidade de professoras da Educação Infantil em Belo Jardim- PE: usos e sentidos. |
Autor : | SILVA, Maria Eduarda da |
Palabras clave : | Ludicidade; Educação infantil; Desenvolvimento infantil |
Fecha de publicación : | 11-ago-2025 |
Citación : | Silva, Maria Eduarda da. Concepções de ludicidade de professoras da Educação Infantil em Belo Jardim PE: usos e sentidos / Maria Eduarda da Silva. - Caruaru, 2025. 48 p., tab. |
Resumen : | A ludicidade é considerada um elemento essencial para o desenvolvimento pleno de crianças pequenas. Sendo reconhecida como um direito assegurado por lei e defendida por estudiosos e profissionais de diferentes áreas, inclusive da educação, a ludicidade tem o potencial de contribuir para uma aprendizagem significativa, prazerosa e dinâmica. Percebendo a importância de práticas lúdicas no ambiente escolar, esta pesquisa investigou quais são as concepções de ludicidade de duas professoras da Educação Infantil do município de Belo Jardim - PE, tendo o objetivo final de entender como elas significam, aplicam e encaram os desafios relacionados ao uso do lúdico como uma ferramenta pedagógica nesse espaço. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras, a análise foi organizada em três eixos: percepções sobre o brincar, práticas pedagógicas lúdicas e desafios estruturais. Os resultados revelaram que ambas as docentes compreendem o brincar como uma estratégia educativa central e desenvolvem ações com intencionalidade pedagógica clara, ainda que enfrentem limitações como a falta de recursos, sobrecarga de trabalho e espaços físicos inadequados. As falas mostram o compromisso das educadoras em buscar alternativas para manter o lúdico vivo na rotina escolar, reforçando sua importância como direito da criança e como ferramenta de ensino e avaliação. Sendo assim, essa investigação contribui para refletir sobre a valorização da ludicidade na formação docente e nas políticas públicas voltadas à infância. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65947 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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