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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65947
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOUZA, Jessica Priscila Garcia de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Eduarda da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-15T21:23:28Z | - |
dc.date.available | 2025-09-15T21:23:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-21 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Maria Eduarda da. Concepções de ludicidade de professoras da Educação Infantil em Belo Jardim PE: usos e sentidos / Maria Eduarda da Silva. - Caruaru, 2025. 48 p., tab. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65947 | - |
dc.description.abstract | A ludicidade é considerada um elemento essencial para o desenvolvimento pleno de crianças pequenas. Sendo reconhecida como um direito assegurado por lei e defendida por estudiosos e profissionais de diferentes áreas, inclusive da educação, a ludicidade tem o potencial de contribuir para uma aprendizagem significativa, prazerosa e dinâmica. Percebendo a importância de práticas lúdicas no ambiente escolar, esta pesquisa investigou quais são as concepções de ludicidade de duas professoras da Educação Infantil do município de Belo Jardim - PE, tendo o objetivo final de entender como elas significam, aplicam e encaram os desafios relacionados ao uso do lúdico como uma ferramenta pedagógica nesse espaço. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras, a análise foi organizada em três eixos: percepções sobre o brincar, práticas pedagógicas lúdicas e desafios estruturais. Os resultados revelaram que ambas as docentes compreendem o brincar como uma estratégia educativa central e desenvolvem ações com intencionalidade pedagógica clara, ainda que enfrentem limitações como a falta de recursos, sobrecarga de trabalho e espaços físicos inadequados. As falas mostram o compromisso das educadoras em buscar alternativas para manter o lúdico vivo na rotina escolar, reforçando sua importância como direito da criança e como ferramenta de ensino e avaliação. Sendo assim, essa investigação contribui para refletir sobre a valorização da ludicidade na formação docente e nas políticas públicas voltadas à infância. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | Concepções de ludicidade de professoras da Educação Infantil em Belo Jardim- PE: usos e sentidos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4030110553850645 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Playfulness is considered an essential element for the full development of young children. Recognized as a right guaranteed by law and defended by scholars and professionals from different fields, including education, playfulness has the potential to contribute to meaningful, enjoyable, and dynamic learning. Acknowledging the importance of playful practices in the school environment, this research investigated the conceptions of playfulness held by two Early Childhood Education teachers in the municipality of Belo Jardim - PE, with the ultimate goal of understanding how they interpret, apply, and face the challenges related to the use of play as a pedagogical tool in this context. Based on semi-structured interviews conducted with the teachers, the analysis was organized into three axes: perceptions about play, playful pedagogical practices, and structural challenges. The results revealed that both teachers understand play as a central educational strategy and develop actions with clear pedagogical intentionality, even though they face limitations such as lack of resources, work overload, and inadequate physical spaces. Their statements highlight the commitment of educators to seek alternatives to keep play alive in the school routine, reinforcing its importance as a child’s right and as a teaching and assessment tool. Thus, this investigation contributes to reflections on the appreciation of playfulness in teacher education and in public policies aimed at childhood. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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