Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65947

Share on

Title: Concepções de ludicidade de professoras da Educação Infantil em Belo Jardim- PE: usos e sentidos.
Authors: SILVA, Maria Eduarda da
Keywords: Ludicidade; Educação infantil; Desenvolvimento infantil
Issue Date: 11-Aug-2025
Citation: Silva, Maria Eduarda da. Concepções de ludicidade de professoras da Educação Infantil em Belo Jardim PE: usos e sentidos / Maria Eduarda da Silva. - Caruaru, 2025. 48 p., tab.
Abstract: A ludicidade é considerada um elemento essencial para o desenvolvimento pleno de crianças pequenas. Sendo reconhecida como um direito assegurado por lei e defendida por estudiosos e profissionais de diferentes áreas, inclusive da educação, a ludicidade tem o potencial de contribuir para uma aprendizagem significativa, prazerosa e dinâmica. Percebendo a importância de práticas lúdicas no ambiente escolar, esta pesquisa investigou quais são as concepções de ludicidade de duas professoras da Educação Infantil do município de Belo Jardim - PE, tendo o objetivo final de entender como elas significam, aplicam e encaram os desafios relacionados ao uso do lúdico como uma ferramenta pedagógica nesse espaço. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras, a análise foi organizada em três eixos: percepções sobre o brincar, práticas pedagógicas lúdicas e desafios estruturais. Os resultados revelaram que ambas as docentes compreendem o brincar como uma estratégia educativa central e desenvolvem ações com intencionalidade pedagógica clara, ainda que enfrentem limitações como a falta de recursos, sobrecarga de trabalho e espaços físicos inadequados. As falas mostram o compromisso das educadoras em buscar alternativas para manter o lúdico vivo na rotina escolar, reforçando sua importância como direito da criança e como ferramenta de ensino e avaliação. Sendo assim, essa investigação contribui para refletir sobre a valorização da ludicidade na formação docente e nas políticas públicas voltadas à infância.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65947
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Eduarda da Silva.pdf729,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons