Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64984

Compartilhe esta página

Título: Percepções Sobre o Impacto Educacional e Social Do Projeto de Extensão Universitária UFPE No Meu Quintal Na Cidade de Ibimirim, Pernambuco
Autor(es): SOBRAL, Josefa Maria
Palavras-chave: Extensão universitária; Impacto social; Participação popular; Educação em saúde; Projetos sociais
Data do documento: 5-Ago-2025
Citação: SOBRAL, Josefa Maria. Percepções Sobre o Impacto Educacional e Social Do Projeto de Extensão Universitária UFPE No Meu Quintal Na Cidade de Ibimirim, Pernambuco. 2025. 56 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: O presente estudo analisa as percepções da população de Ibimirim, no sertão pernambucano, sobre os impactos educacionais e sociais provocados pela presença do projeto de extensão universitária UFPE no Meu Quintal, na cidade em 2023 e 2024. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa descritiva, que utilizou entrevistas semiestruturadas e aplicação de escala Likert com onze participantes, selecionados por sua atuação em setores estratégicos da comunidade. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar categorias como aproximação entre universidade e comunidade, transformação educacional, impactos sociais e influência nas políticas públicas locais. Os resultados indicaram que o projeto contribuiu para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a comunidade, gerando aprendizados significativos, valorização dos saberes locais, estímulo à inclusão e à cidadania, além de fomentar mudanças nas práticas pedagógicas e na atuação de agentes comunitários. Apesar dos avanços, os participantes apontaram como principais limitações a ausência de continuidade das ações e a necessidade de maior escuta das demandas locais. Conclui-se que iniciativas extensionistas, quando comprometidas com o território e articuladas à realidade local, podem promover transformações significativas, reafirmando o papel social da universidade pública.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64984
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josefa Maria tcc.pdf6,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons