Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64984
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GARCIA, José Eduardo | - |
dc.contributor.author | SOBRAL, Josefa Maria | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-11T15:02:48Z | - |
dc.date.available | 2025-08-11T15:02:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-09 | - |
dc.identifier.citation | SOBRAL, Josefa Maria. Percepções Sobre o Impacto Educacional e Social Do Projeto de Extensão Universitária UFPE No Meu Quintal Na Cidade de Ibimirim, Pernambuco. 2025. 56 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64984 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo analisa as percepções da população de Ibimirim, no sertão pernambucano, sobre os impactos educacionais e sociais provocados pela presença do projeto de extensão universitária UFPE no Meu Quintal, na cidade em 2023 e 2024. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa descritiva, que utilizou entrevistas semiestruturadas e aplicação de escala Likert com onze participantes, selecionados por sua atuação em setores estratégicos da comunidade. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar categorias como aproximação entre universidade e comunidade, transformação educacional, impactos sociais e influência nas políticas públicas locais. Os resultados indicaram que o projeto contribuiu para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a comunidade, gerando aprendizados significativos, valorização dos saberes locais, estímulo à inclusão e à cidadania, além de fomentar mudanças nas práticas pedagógicas e na atuação de agentes comunitários. Apesar dos avanços, os participantes apontaram como principais limitações a ausência de continuidade das ações e a necessidade de maior escuta das demandas locais. Conclui-se que iniciativas extensionistas, quando comprometidas com o território e articuladas à realidade local, podem promover transformações significativas, reafirmando o papel social da universidade pública. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Impacto social | pt_BR |
dc.subject | Participação popular | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Projetos sociais | pt_BR |
dc.title | Percepções Sobre o Impacto Educacional e Social Do Projeto de Extensão Universitária UFPE No Meu Quintal Na Cidade de Ibimirim, Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Sérgio Matias da | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4819621430016546 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/1672269409156109 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study examines the perceptions of Ibimirim residents (Pernambuco’s hinterland) regarding the educational and social impacts of the university extension project UFPE no Meu Quintal between 2023 and 2024. This qualitative case study employed semi-structured interviews and Likert-scale questionnaires with eleven participants selected for their roles in key community sectors. Data analysis followed the content analysis technique, revealing categories such as university-community integration, educational transformation, social impact, and influence on local policies. Findings suggest that the project strengthened ties between the university and locals, promoted meaningful learning, valued local knowledge, and encouraged inclusion, citizenship, and pedagogical changes. However, participants highlighted challenges, including the lack of action continuity and insufficient attention to local demands. The study concludes that extension initiatives, when rooted in local realities, can drive significant change, reaffirming public universities' social role. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Josefa Maria tcc.pdf | 6,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons