Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63428

Comparte esta pagina

Título : EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE VIDEOGAME COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE BASQUETEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor : Ferreira, Marjorie Maria da Silva
Palabras clave : Videogame; Educação Física Escolar; Aprendizagem
Fecha de publicación : 4-abr-2025
Citación : FERREIRA, Marjorie Maria da Silva. EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE VIDEOGAME COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE BASQUETEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2025. Trabalho de conclusão do Curso Educação Física - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O estudo investiga o uso de videogames como estratégia de aprendizagem do Basquetebol na Educação Física escolar para estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa tem abordagem quantitativa e experimental, dividindo os participantes em grupo experimental e grupo controle. A amostra compreende 45 alunos de ambos os sexos, entre 12 e 15 anos, de uma escola pública em Olinda, Pernambuco, divididos em dois grupos: Controle (GC, n=19, método tradicional de aprendizagem) e Experimental (GE, n=26, aprendizagem com uso do videogame). Os dados foram coletados por meio de um teste de conhecimento específico sobre Basquetebol, aplicado antes e depois das intervenções. A análise estatística incluiu a Análise de Variância (ANOVA) de medidas repetidas, utilizando o software JASP, com nível de significância de p < 0,05. Embora não observamos diferença estatisticamente significativa entre os tratamentos, os resultados indicam que os videogames esportivos podem contribuir para o aprendizado do basquetebol. O estudo reforça a relevância da tecnologia na Educação Física, sugerindo que o uso pedagógico de videogames pode complementar métodos tradicionais de ensino e melhorar a experiência dos alunos nas aulas. Conclui-se que a tecnologia pode ser uma ferramenta inovadora no ensino do esporte, promovendo maior engajamento e aprendizagem entre os estudantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63428
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Marjorie Maria da Silva Ferreira.pdf1,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons