Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63428
Share on
Title: | EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE VIDEOGAME COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE BASQUETEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
Authors: | Ferreira, Marjorie Maria da Silva |
Keywords: | Videogame; Educação Física Escolar; Aprendizagem |
Issue Date: | 4-Apr-2025 |
Citation: | FERREIRA, Marjorie Maria da Silva. EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE VIDEOGAME COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE BASQUETEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2025. Trabalho de conclusão do Curso Educação Física - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O estudo investiga o uso de videogames como estratégia de aprendizagem do Basquetebol na Educação Física escolar para estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa tem abordagem quantitativa e experimental, dividindo os participantes em grupo experimental e grupo controle. A amostra compreende 45 alunos de ambos os sexos, entre 12 e 15 anos, de uma escola pública em Olinda, Pernambuco, divididos em dois grupos: Controle (GC, n=19, método tradicional de aprendizagem) e Experimental (GE, n=26, aprendizagem com uso do videogame). Os dados foram coletados por meio de um teste de conhecimento específico sobre Basquetebol, aplicado antes e depois das intervenções. A análise estatística incluiu a Análise de Variância (ANOVA) de medidas repetidas, utilizando o software JASP, com nível de significância de p < 0,05. Embora não observamos diferença estatisticamente significativa entre os tratamentos, os resultados indicam que os videogames esportivos podem contribuir para o aprendizado do basquetebol. O estudo reforça a relevância da tecnologia na Educação Física, sugerindo que o uso pedagógico de videogames pode complementar métodos tradicionais de ensino e melhorar a experiência dos alunos nas aulas. Conclui-se que a tecnologia pode ser uma ferramenta inovadora no ensino do esporte, promovendo maior engajamento e aprendizagem entre os estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63428 |
Appears in Collections: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Marjorie Maria da Silva Ferreira.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License