Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63428

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, André dos Santos-
dc.contributor.authorFerreira, Marjorie Maria da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-27T22:00:20Z-
dc.date.available2025-05-27T22:00:20Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-20-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marjorie Maria da Silva. EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE VIDEOGAME COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE BASQUETEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2025. Trabalho de conclusão do Curso Educação Física - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63428-
dc.description.abstractO estudo investiga o uso de videogames como estratégia de aprendizagem do Basquetebol na Educação Física escolar para estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa tem abordagem quantitativa e experimental, dividindo os participantes em grupo experimental e grupo controle. A amostra compreende 45 alunos de ambos os sexos, entre 12 e 15 anos, de uma escola pública em Olinda, Pernambuco, divididos em dois grupos: Controle (GC, n=19, método tradicional de aprendizagem) e Experimental (GE, n=26, aprendizagem com uso do videogame). Os dados foram coletados por meio de um teste de conhecimento específico sobre Basquetebol, aplicado antes e depois das intervenções. A análise estatística incluiu a Análise de Variância (ANOVA) de medidas repetidas, utilizando o software JASP, com nível de significância de p < 0,05. Embora não observamos diferença estatisticamente significativa entre os tratamentos, os resultados indicam que os videogames esportivos podem contribuir para o aprendizado do basquetebol. O estudo reforça a relevância da tecnologia na Educação Física, sugerindo que o uso pedagógico de videogames pode complementar métodos tradicionais de ensino e melhorar a experiência dos alunos nas aulas. Conclui-se que a tecnologia pode ser uma ferramenta inovadora no ensino do esporte, promovendo maior engajamento e aprendizagem entre os estudantes.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVideogamept_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEFEITO DA UTILIZAÇÃO DE VIDEOGAME COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE BASQUETEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMoura, Thaiene Camila Beltrão-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2270291350753789pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9846819271734920pt_BR
dc.description.abstractxThe study investigates the use of video games as a learning strategy for basketball in school Physical Education for middle school students (Ensino Fundamental II). The research follows a quantitative and experimental approach, dividing participants into an experimental group and a control group. The sample consists of 45 students of both genders, aged between 12 and 15 years, from a public school in Olinda, Pernambuco. Data were collected through a specific basketball knowledge test, administered before and after the interventions. Statistical analysis included Repeated Measures Analysis of Variance (ANOVA), using JASP software, with a significance level of p < 0.05. The results indicate that sports video games can stimulate cognitive and executive functions, such as decision-making and information processing, contributing to basketball learning. The study reinforces the relevance of technology in Physical Education, suggesting that the pedagogical use of video games can complement traditional teaching methods and enhance students' classroom experiences. It concludes that technology can be an innovative tool in sports education, promoting greater engagement and learning among students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3565100116503013pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marjorie Maria da Silva Ferreira.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons