Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63428

Compartilhe esta página

Título: EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE VIDEOGAME COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE BASQUETEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(es): Ferreira, Marjorie Maria da Silva
Palavras-chave: Videogame; Educação Física Escolar; Aprendizagem
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: FERREIRA, Marjorie Maria da Silva. EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE VIDEOGAME COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE BASQUETEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2025. Trabalho de conclusão do Curso Educação Física - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O estudo investiga o uso de videogames como estratégia de aprendizagem do Basquetebol na Educação Física escolar para estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa tem abordagem quantitativa e experimental, dividindo os participantes em grupo experimental e grupo controle. A amostra compreende 45 alunos de ambos os sexos, entre 12 e 15 anos, de uma escola pública em Olinda, Pernambuco, divididos em dois grupos: Controle (GC, n=19, método tradicional de aprendizagem) e Experimental (GE, n=26, aprendizagem com uso do videogame). Os dados foram coletados por meio de um teste de conhecimento específico sobre Basquetebol, aplicado antes e depois das intervenções. A análise estatística incluiu a Análise de Variância (ANOVA) de medidas repetidas, utilizando o software JASP, com nível de significância de p < 0,05. Embora não observamos diferença estatisticamente significativa entre os tratamentos, os resultados indicam que os videogames esportivos podem contribuir para o aprendizado do basquetebol. O estudo reforça a relevância da tecnologia na Educação Física, sugerindo que o uso pedagógico de videogames pode complementar métodos tradicionais de ensino e melhorar a experiência dos alunos nas aulas. Conclui-se que a tecnologia pode ser uma ferramenta inovadora no ensino do esporte, promovendo maior engajamento e aprendizagem entre os estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63428
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marjorie Maria da Silva Ferreira.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons