Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63179

Comparte esta pagina

Título : EFEITOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO GLOBAL DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
Autor : CUNHA, Taynara
Palabras clave : Educação Física Adaptada; Escola; Transtorno do Espectro Autista.
Fecha de publicación : 20-mar-2024
Citación : CUNHA, Taynara. EFEITOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO GLOBAL DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física (licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O objetivo deste estudo é analisar os efeitos das aulas de educação física no desenvolvimento global de indivíduos que apresentam o transtorno do espectro autista (TEA). Esta revisão bibliográfica retrata as dificuldades causadas por esse transtorno e como a atividade/ exercício físico é capaz de reduzir os comportamentos indesejados e contribuir com o desenvolvimento. A pesquisa foi constituída através de estudos como artigos científico, livros, teses e dissertações, selecionados em plataformas digitais de bases científicas como Pubmed, Scielo e Google Academico, sem período específico, abrangendo diversas descobertas realizadas ao longo dos anos. Foram utilizados seguintes descritores: TEA: definição, características e desafios; inclusão; educação física; saúde mental e desenvolvimento infantil. Por fim, os dados analisados, confirmam que a educação física pode beneficiar a criança em aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo e auxiliando na interação social, embora ainda careça de estudos que relatem a evolução na interação social de indivíduos que possuem o transtorno.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63179
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC II - Taynara Cunha.pdf317,18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons