Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63179

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Débora Priscila de Lima-
dc.contributor.authorCUNHA, Taynara-
dc.date.accessioned2025-05-13T22:45:25Z-
dc.date.available2025-05-13T22:45:25Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2025-05-07-
dc.identifier.citationCUNHA, Taynara. EFEITOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO GLOBAL DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física (licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63179-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar os efeitos das aulas de educação física no desenvolvimento global de indivíduos que apresentam o transtorno do espectro autista (TEA). Esta revisão bibliográfica retrata as dificuldades causadas por esse transtorno e como a atividade/ exercício físico é capaz de reduzir os comportamentos indesejados e contribuir com o desenvolvimento. A pesquisa foi constituída através de estudos como artigos científico, livros, teses e dissertações, selecionados em plataformas digitais de bases científicas como Pubmed, Scielo e Google Academico, sem período específico, abrangendo diversas descobertas realizadas ao longo dos anos. Foram utilizados seguintes descritores: TEA: definição, características e desafios; inclusão; educação física; saúde mental e desenvolvimento infantil. Por fim, os dados analisados, confirmam que a educação física pode beneficiar a criança em aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo e auxiliando na interação social, embora ainda careça de estudos que relatem a evolução na interação social de indivíduos que possuem o transtorno.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Física Adaptada; Escola; Transtorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.titleEFEITOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO GLOBAL DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6970311957607139pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this study is to analyze the effects of physical education classes on the overall development of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD). This literature review portrays the difficulties caused by this disorder and how physical activity/exercise can reduce unwanted behaviors and contribute to development. The research was conducted through studies such as scientific articles, books, theses, and dissertations, selected from digital platforms of scientific databases such as PubMed, Scielo, and Google Scholar, without a specific time period, encompassing various findings over the years. The following descriptors were used: ASD: definition, characteristics, and challenges; inclusion; physical education; mental health; and child development. In conclusion, the analyzed data confirm that physical education can benefit children in aspects of motor and cognitive development, aiding in social interaction, although there is still a lack of studies reporting progress in social interaction for individuals with the disorder.pt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationEducação Física (licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II - Taynara Cunha.pdf317,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons