Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63179
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Débora Priscila de Lima | - |
dc.contributor.author | CUNHA, Taynara | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T22:45:25Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13T22:45:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-07 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Taynara. EFEITOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO GLOBAL DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física (licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63179 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é analisar os efeitos das aulas de educação física no desenvolvimento global de indivíduos que apresentam o transtorno do espectro autista (TEA). Esta revisão bibliográfica retrata as dificuldades causadas por esse transtorno e como a atividade/ exercício físico é capaz de reduzir os comportamentos indesejados e contribuir com o desenvolvimento. A pesquisa foi constituída através de estudos como artigos científico, livros, teses e dissertações, selecionados em plataformas digitais de bases científicas como Pubmed, Scielo e Google Academico, sem período específico, abrangendo diversas descobertas realizadas ao longo dos anos. Foram utilizados seguintes descritores: TEA: definição, características e desafios; inclusão; educação física; saúde mental e desenvolvimento infantil. Por fim, os dados analisados, confirmam que a educação física pode beneficiar a criança em aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo e auxiliando na interação social, embora ainda careça de estudos que relatem a evolução na interação social de indivíduos que possuem o transtorno. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Física Adaptada; Escola; Transtorno do Espectro Autista. | pt_BR |
dc.title | EFEITOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO GLOBAL DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6970311957607139 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of this study is to analyze the effects of physical education classes on the overall development of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD). This literature review portrays the difficulties caused by this disorder and how physical activity/exercise can reduce unwanted behaviors and contribute to development. The research was conducted through studies such as scientific articles, books, theses, and dissertations, selected from digital platforms of scientific databases such as PubMed, Scielo, and Google Scholar, without a specific time period, encompassing various findings over the years. The following descriptors were used: ASD: definition, characteristics, and challenges; inclusion; physical education; mental health; and child development. In conclusion, the analyzed data confirm that physical education can benefit children in aspects of motor and cognitive development, aiding in social interaction, although there is still a lack of studies reporting progress in social interaction for individuals with the disorder. | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física (licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC II - Taynara Cunha.pdf | 317,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons