Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63179

Share on

Title: EFEITOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO GLOBAL DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
Authors: CUNHA, Taynara
Keywords: Educação Física Adaptada; Escola; Transtorno do Espectro Autista.
Issue Date: 20-Mar-2024
Citation: CUNHA, Taynara. EFEITOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO GLOBAL DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física (licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo deste estudo é analisar os efeitos das aulas de educação física no desenvolvimento global de indivíduos que apresentam o transtorno do espectro autista (TEA). Esta revisão bibliográfica retrata as dificuldades causadas por esse transtorno e como a atividade/ exercício físico é capaz de reduzir os comportamentos indesejados e contribuir com o desenvolvimento. A pesquisa foi constituída através de estudos como artigos científico, livros, teses e dissertações, selecionados em plataformas digitais de bases científicas como Pubmed, Scielo e Google Academico, sem período específico, abrangendo diversas descobertas realizadas ao longo dos anos. Foram utilizados seguintes descritores: TEA: definição, características e desafios; inclusão; educação física; saúde mental e desenvolvimento infantil. Por fim, os dados analisados, confirmam que a educação física pode beneficiar a criança em aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo e auxiliando na interação social, embora ainda careça de estudos que relatem a evolução na interação social de indivíduos que possuem o transtorno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63179
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC II - Taynara Cunha.pdf317,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons