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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62678
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Title: | Concepções sobre o pensamento algébrico apresentados por estudantes do 1° ano do ensino médio. |
Authors: | MACÊDO, Weslley Hilton de Abreu |
Keywords: | Linguagem algébrica; Base Nacional Comum Curricular; Transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio; Pensamento algébrico |
Issue Date: | 9-Apr-2025 |
Citation: | MACÊDO, Weslley Hilton de Abreu. Concepções sobre o pensamento algébrico apresentados por estudantes do 1° ano do ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | A Base Nacional Comum Curricular traz um enfoque em competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a trajetória escolar. Para tal, sua estrutura se organiza elencando conhecimentos de forma progressiva a cada ano que se avança, necessitando desta forma, uma desenvoltura por parte dos estudantes em compreendê-los e aprimorar cada vez mais seus saberes. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar as concepções algébricas desenvolvidas pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, conforme as competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental nos anos finais. Para isso, o estudo foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Corsina Braga, localizada no município de Cachoeirinha - Pernambuco, utilizando um questionário com questões que abordavam conceitos algébricos como igualdade, equações do 1º grau, sistemas de equações, sequência numérica, funções do 1º grau e manipulação algébrica. Ao todo, participaram 28 estudantes, cujas respostas foram analisadas para identificar as principais dificuldades, acertos e erros na compreensão e aplicação desses conceitos. A fundamentação teórica está organizada em dois capítulos: Um breve passeio pela história da álgebra e o pensamento algébrico; e A álgebra segundo a Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa revelou que os estudantes têm uma noção básica sobre a igualdade entre termos e equações do 1º grau, contudo, ainda enfrentam desafios significativos ao lidar com problemas que exigem uma compreensão mais aprofundada da álgebra, como por exemplo, a função do 1º grau. Logo, sugere-se que há uma necessidade de reforçar o ensino de álgebra no Ensino Fundamental, enfatizando o desenvolvimento do pensamento algébrico e a transição gradual do pensamento aritmético para o algébrico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62678 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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