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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62678

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorMACÊDO, Weslley Hilton de Abreu-
dc.date.accessioned2025-04-28T18:29:41Z-
dc.date.available2025-04-28T18:29:41Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-04-22-
dc.identifier.citationMACÊDO, Weslley Hilton de Abreu. Concepções sobre o pensamento algébrico apresentados por estudantes do 1° ano do ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62678-
dc.description.abstractA Base Nacional Comum Curricular traz um enfoque em competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a trajetória escolar. Para tal, sua estrutura se organiza elencando conhecimentos de forma progressiva a cada ano que se avança, necessitando desta forma, uma desenvoltura por parte dos estudantes em compreendê-los e aprimorar cada vez mais seus saberes. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar as concepções algébricas desenvolvidas pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, conforme as competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental nos anos finais. Para isso, o estudo foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Corsina Braga, localizada no município de Cachoeirinha - Pernambuco, utilizando um questionário com questões que abordavam conceitos algébricos como igualdade, equações do 1º grau, sistemas de equações, sequência numérica, funções do 1º grau e manipulação algébrica. Ao todo, participaram 28 estudantes, cujas respostas foram analisadas para identificar as principais dificuldades, acertos e erros na compreensão e aplicação desses conceitos. A fundamentação teórica está organizada em dois capítulos: Um breve passeio pela história da álgebra e o pensamento algébrico; e A álgebra segundo a Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa revelou que os estudantes têm uma noção básica sobre a igualdade entre termos e equações do 1º grau, contudo, ainda enfrentam desafios significativos ao lidar com problemas que exigem uma compreensão mais aprofundada da álgebra, como por exemplo, a função do 1º grau. Logo, sugere-se que há uma necessidade de reforçar o ensino de álgebra no Ensino Fundamental, enfatizando o desenvolvimento do pensamento algébrico e a transição gradual do pensamento aritmético para o algébrico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem algébricapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectTransição do Ensino Fundamental para o Ensino Médiopt_BR
dc.subjectPensamento algébricopt_BR
dc.titleConcepções sobre o pensamento algébrico apresentados por estudantes do 1° ano do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5518960617773256pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe National Common Curricular Base focuses on skills and abilities that must be developed throughout the school trajectory. To this end, its structure is organized by listing knowledge progressively with each passing year, thus requiring resourcefulness on the part of students to understand them and increasingly improve their knowledge. Given this, the main objective of this work is to analyze the algebraic concepts developed by students in the 1st year of high school, according to the skills and abilities proposed by the National Common Curricular Base for Elementary Education in the final years. For this, the study was carried out at the Corsina Braga High School Reference School, located in the municipality of Cachoeirinha - Pernambuco, using a questionnaire with questions that addressed algebraic concepts such as equality, 1st degree equations, systems of equations, sequences, 1st degree functions and algebraic manipulation. In total, 28 students participated, whose responses were analyzed to identify the main difficulties, successes and errors in understanding and applying these concepts. The theoretical basis is organized into two chapters: A brief overview of the history of algebra and algebraic thinking; and Algebra according to the National Common Curricular Base. The research revealed that students have a basic understanding of the equality between terms and first-degree equations, but they still face significant challenges when dealing with problems that require a deeper understanding of algebra, such as the first-degree function. Therefore, it is suggested that there is a need to reinforce the teaching of algebra in Elementary School, emphasizing the development of algebraic thinking and the gradual transition from arithmetic to algebraic thinking.pt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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