Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62678

Compartilhe esta página

Título: Concepções sobre o pensamento algébrico apresentados por estudantes do 1° ano do ensino médio.
Autor(es): MACÊDO, Weslley Hilton de Abreu
Palavras-chave: Linguagem algébrica; Base Nacional Comum Curricular; Transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio; Pensamento algébrico
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: MACÊDO, Weslley Hilton de Abreu. Concepções sobre o pensamento algébrico apresentados por estudantes do 1° ano do ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A Base Nacional Comum Curricular traz um enfoque em competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a trajetória escolar. Para tal, sua estrutura se organiza elencando conhecimentos de forma progressiva a cada ano que se avança, necessitando desta forma, uma desenvoltura por parte dos estudantes em compreendê-los e aprimorar cada vez mais seus saberes. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar as concepções algébricas desenvolvidas pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, conforme as competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental nos anos finais. Para isso, o estudo foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Corsina Braga, localizada no município de Cachoeirinha - Pernambuco, utilizando um questionário com questões que abordavam conceitos algébricos como igualdade, equações do 1º grau, sistemas de equações, sequência numérica, funções do 1º grau e manipulação algébrica. Ao todo, participaram 28 estudantes, cujas respostas foram analisadas para identificar as principais dificuldades, acertos e erros na compreensão e aplicação desses conceitos. A fundamentação teórica está organizada em dois capítulos: Um breve passeio pela história da álgebra e o pensamento algébrico; e A álgebra segundo a Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa revelou que os estudantes têm uma noção básica sobre a igualdade entre termos e equações do 1º grau, contudo, ainda enfrentam desafios significativos ao lidar com problemas que exigem uma compreensão mais aprofundada da álgebra, como por exemplo, a função do 1º grau. Logo, sugere-se que há uma necessidade de reforçar o ensino de álgebra no Ensino Fundamental, enfatizando o desenvolvimento do pensamento algébrico e a transição gradual do pensamento aritmético para o algébrico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62678
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Weslley Hilton de Abreu Macêdo.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons