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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60511

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Título: A inferência na leitura do gênero multimodal propaganda institucional : uma proposta didática
Autor(es): SILVA, Priscila Paula Nunes da
Palavras-chave: Inferência; Leitura; Propaganda Institucional; Multimodalidade
Data do documento: 24-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Priscila Paula Nunes da. A inferência na leitura do gênero multimodal propaganda institucional: uma proposta didática. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo geral desta pesquisa de mestrado foi o de analisar o desenvolvimento da habilidade da inferência no gênero multimodal propaganda institucional, em exemplares publicados no Instagram (de domínio público), por parte de 15 estudantes voluntários, regularmente matriculados no 8o ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes. A participação dos voluntários foi consentida, por escrito, por seus respectivos responsáveis em Termos de Assentimento Livre e Esclarecido, aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisas que envolvem Seres Humanos da UFPE. Os voluntários analisaram textos do gênero propaganda institucional, sob nossa orientação, durante uma sequência didática por nós elaborada para esta pesquisa- ação. O que motivou nosso interesse pelo tema foi o resultado da avaliação diagnóstica do ano de 2021, a qual visou identificar estudantes da rede municipal de Jaboatão que esboçavam algum nível de dificuldade nas matérias de português e matemática. Foram analisadas as provas de português aplicadas no ano de 2021, desde a primeira série do ensino fundamental, até o 9o ano. Nessa análise, verificamos um resultado muito insatisfatório em turmas do quarto, sexto, sétimo e oitavos anos, no que se refere à inferência textual. Os exemplares de propagandas analisados durante a sequência didática foram selecionados em páginas oficiais de prefeituras de 3 municípios pernambucanos, disponíveis no Instagram, entre esses: Recife, Olinda e Jaboatão. Nosso principal critério para a escolha das propagandas foi a ocorrência da multimodalidade textual, ou seja, a combinação de textos verbais e outras semioses imagéticas. Ao analisar essas propagandas, além de identificar informações explícitas, os voluntários deveriam inferir informações implícitas e os possíveis sentidos serem construídos a partir destas, compreendendo as bases do processo inferencial. A hipótese é que os alunos voluntários teriam um melhor desenvolvimento na interpretação de textos, incluindo a habilidade de inferência, por meio das aulas durante a pesquiAção. Os resultados revelam que alguns voluntários que já demonstram ler com certa desenvoltura textos multimodais, ainda não superaram dificuldades de leitura de textos verbais. Os marcos teóricos dessa pesquisa estão embasados nos seguintes autores, (Cunha, 1991) Koch; Elias ([2006]2013), Marcuschi ([2001]2008), Kleiman ([1989]2013), Koch ([2002]2011), ([2007]2011]), Antunes (2003), Geraldi (2005), Ribeiro (2016), Oliveira (2006,2012), Dionísio (2014). Nossa fundamentação organiza-se em três seções: Leitura, Inferência e Multimodalidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60511
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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