Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60511
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Gláucia Renata Pereira do | - |
dc.contributor.author | SILVA, Priscila Paula Nunes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T14:21:08Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T14:21:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Priscila Paula Nunes da. A inferência na leitura do gênero multimodal propaganda institucional: uma proposta didática. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60511 | - |
dc.description.abstract | O objetivo geral desta pesquisa de mestrado foi o de analisar o desenvolvimento da habilidade da inferência no gênero multimodal propaganda institucional, em exemplares publicados no Instagram (de domínio público), por parte de 15 estudantes voluntários, regularmente matriculados no 8o ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes. A participação dos voluntários foi consentida, por escrito, por seus respectivos responsáveis em Termos de Assentimento Livre e Esclarecido, aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisas que envolvem Seres Humanos da UFPE. Os voluntários analisaram textos do gênero propaganda institucional, sob nossa orientação, durante uma sequência didática por nós elaborada para esta pesquisa- ação. O que motivou nosso interesse pelo tema foi o resultado da avaliação diagnóstica do ano de 2021, a qual visou identificar estudantes da rede municipal de Jaboatão que esboçavam algum nível de dificuldade nas matérias de português e matemática. Foram analisadas as provas de português aplicadas no ano de 2021, desde a primeira série do ensino fundamental, até o 9o ano. Nessa análise, verificamos um resultado muito insatisfatório em turmas do quarto, sexto, sétimo e oitavos anos, no que se refere à inferência textual. Os exemplares de propagandas analisados durante a sequência didática foram selecionados em páginas oficiais de prefeituras de 3 municípios pernambucanos, disponíveis no Instagram, entre esses: Recife, Olinda e Jaboatão. Nosso principal critério para a escolha das propagandas foi a ocorrência da multimodalidade textual, ou seja, a combinação de textos verbais e outras semioses imagéticas. Ao analisar essas propagandas, além de identificar informações explícitas, os voluntários deveriam inferir informações implícitas e os possíveis sentidos serem construídos a partir destas, compreendendo as bases do processo inferencial. A hipótese é que os alunos voluntários teriam um melhor desenvolvimento na interpretação de textos, incluindo a habilidade de inferência, por meio das aulas durante a pesquiAção. Os resultados revelam que alguns voluntários que já demonstram ler com certa desenvoltura textos multimodais, ainda não superaram dificuldades de leitura de textos verbais. Os marcos teóricos dessa pesquisa estão embasados nos seguintes autores, (Cunha, 1991) Koch; Elias ([2006]2013), Marcuschi ([2001]2008), Kleiman ([1989]2013), Koch ([2002]2011), ([2007]2011]), Antunes (2003), Geraldi (2005), Ribeiro (2016), Oliveira (2006,2012), Dionísio (2014). Nossa fundamentação organiza-se em três seções: Leitura, Inferência e Multimodalidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inferência | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Propaganda Institucional | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.title | A inferência na leitura do gênero multimodal propaganda institucional : uma proposta didática | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5477787347408579 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5888106779497586 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The general objective of this master's research was to analyze the development of inference skills in the multimodal institutional advertising genre, in copies published on Instagram (in the public domain), by 15 volunteer students, regularly enrolled in the 8th year of elementary school in a school in the municipal network of Jaboatão dos Guararapes. The volunteers' participation was consented, in writing, by their respective guardians in Terms of Free and Informed Assent, approved by the Ethics Committee for Research involving Human Beings at UFPE. The volunteers analyzed texts of the institutional propaganda genre, under our guidance, during a didactic sequence created by us for this action research. What motivated our interest in the topic was the result of the diagnostic assessment in 2021, which aimed to identify students from the Jaboatão municipal network who had some level of difficulty in Portuguese and mathematics subjects. Portuguese tests administered in 2021 were analyzed, from the first grade of elementary school to the 9th grade. In this analysis, we verified a very unsatisfactory result in classes in the fourth, sixth, seventh and eighth years, with regard to textual inference. The advertisements analyzed during the didactic sequence were selected from official pages of city halls in 3 municipalities in Pernambuco, available on Instagram, including: Recife, Olinda and Jaboatão. Our main criterion for choosing the advertisements was the occurrence of textual multimodality, that is, the combination of verbal texts and other image semiosis. When analyzing these advertisements, in addition to identifying explicit information, volunteers should infer implicit information and possible meanings should be constructed from this, understanding the bases of the inferential process. The hypothesis is that volunteer students would have better development in text interpretation, including inference skills, through classes during research. The results revealed that some volunteers who already demonstrate reading multimodal texts with a certain ease, but have not yet overcome difficulties in reading verbal textsThe theoretical frameworks of this research are based on the following authors, (Cunha, 1991) Koch; Elias ([2006]2013), Marcuschi ([2001]2008), Kleiman ([1989]2013), Koch ([2002]2011), ([2007]2011]), Antunes (2003), Geraldi (2005), Ribeiro (2016), Oliveira (2006,2012), Dionísio (2014). Our foundation is organized into three sections: Reading, Inference and Multimodality. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Priscila Paula Nunes da Silva.pdf | 12,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons