Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60363

Comparte esta pagina

Título : Política de bonificação e avaliações externas: percepções de gestoras de escolas públicas da rede municipal do recife.
Autor : SILVA, Tafnes Raquel Barros
Palabras clave : Política de Bonificação; Avaliações Externas; Gestão Escolar
Fecha de publicación : 8-oct-2024
Citación : Barros Silva, Tafnes Raquel. POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO E AVALIAÇÕES EXTERNAS: PERCEPÇÕES DE GESTORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este trabalho objetivou analisar as percepções de gestoras escolares da rede municipal do Recife sobre os impactos das avaliações externas e das políticas de bonificação no cotidiano escolar. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou como instrumento de construção dos dados entrevistas semiestruturadas com gestoras de três escolas municipais do Recife e as analisou por meio da técnica de análise de conteúdo. Discute as disputas em torno do conceito de qualidade da educação, as implicações das avaliações externas e das políticas de bonificação no cotidiano escolar e, por fim, ressalta o papel de mediação exercido pelos gestores escolares. Os resultados apontam que as gestoras reconhecem a necessidade de garantir o direito à educação socialmente referenciado. Contudo, a pesquisa identificou que as gestoras entrevistadas são favoráveis às políticas de bonificação, identificando-as como estimulantes e como reconhecimento do trabalho realizado. Conclui-se, portanto, que há uma incorporação de uma perspectiva neoliberal e meritocrática e uma naturalização dos mecanismos de ranqueamentos e concorrência nas escolas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60363
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Tafnes Raquel Barros da Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Tafnes Raquel Barros da Silva447,22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons