Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60363
Share on
Title: | Política de bonificação e avaliações externas: percepções de gestoras de escolas públicas da rede municipal do recife. |
Authors: | SILVA, Tafnes Raquel Barros |
Keywords: | Política de Bonificação; Avaliações Externas; Gestão Escolar |
Issue Date: | 8-Oct-2024 |
Citation: | Barros Silva, Tafnes Raquel. POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO E AVALIAÇÕES EXTERNAS: PERCEPÇÕES DE GESTORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho objetivou analisar as percepções de gestoras escolares da rede municipal do Recife sobre os impactos das avaliações externas e das políticas de bonificação no cotidiano escolar. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou como instrumento de construção dos dados entrevistas semiestruturadas com gestoras de três escolas municipais do Recife e as analisou por meio da técnica de análise de conteúdo. Discute as disputas em torno do conceito de qualidade da educação, as implicações das avaliações externas e das políticas de bonificação no cotidiano escolar e, por fim, ressalta o papel de mediação exercido pelos gestores escolares. Os resultados apontam que as gestoras reconhecem a necessidade de garantir o direito à educação socialmente referenciado. Contudo, a pesquisa identificou que as gestoras entrevistadas são favoráveis às políticas de bonificação, identificando-as como estimulantes e como reconhecimento do trabalho realizado. Conclui-se, portanto, que há uma incorporação de uma perspectiva neoliberal e meritocrática e uma naturalização dos mecanismos de ranqueamentos e concorrência nas escolas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60363 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Tafnes Raquel Barros da Silva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso Tafnes Raquel Barros da Silva | 447,22 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License