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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60363

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Catarina Cerqueira De Freitas-
dc.contributor.authorSILVA, Tafnes Raquel Barros-
dc.date.accessioned2025-02-10T18:50:30Z-
dc.date.available2025-02-10T18:50:30Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.date.submitted2025-01-27-
dc.identifier.citationBarros Silva, Tafnes Raquel. POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO E AVALIAÇÕES EXTERNAS: PERCEPÇÕES DE GESTORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60363-
dc.description.abstractEste trabalho objetivou analisar as percepções de gestoras escolares da rede municipal do Recife sobre os impactos das avaliações externas e das políticas de bonificação no cotidiano escolar. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou como instrumento de construção dos dados entrevistas semiestruturadas com gestoras de três escolas municipais do Recife e as analisou por meio da técnica de análise de conteúdo. Discute as disputas em torno do conceito de qualidade da educação, as implicações das avaliações externas e das políticas de bonificação no cotidiano escolar e, por fim, ressalta o papel de mediação exercido pelos gestores escolares. Os resultados apontam que as gestoras reconhecem a necessidade de garantir o direito à educação socialmente referenciado. Contudo, a pesquisa identificou que as gestoras entrevistadas são favoráveis às políticas de bonificação, identificando-as como estimulantes e como reconhecimento do trabalho realizado. Conclui-se, portanto, que há uma incorporação de uma perspectiva neoliberal e meritocrática e uma naturalização dos mecanismos de ranqueamentos e concorrência nas escolas.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolítica de Bonificaçãopt_BR
dc.subjectAvaliações Externaspt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.titlePolítica de bonificação e avaliações externas: percepções de gestoras de escolas públicas da rede municipal do recife.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1747853991109365pt_BR
dc.subject.cnpqPolítica de Bonificação. Avaliações Externas. Gestão Escolar.pt_BR
dc.degree.departamentCentro de Educação- CEpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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TCC Tafnes Raquel Barros da Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Tafnes Raquel Barros da Silva447,22 kBAdobe PDFThumbnail
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