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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60363

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Título: Política de bonificação e avaliações externas: percepções de gestoras de escolas públicas da rede municipal do recife.
Autor(es): SILVA, Tafnes Raquel Barros
Palavras-chave: Política de Bonificação; Avaliações Externas; Gestão Escolar
Data do documento: 8-Out-2024
Citação: Barros Silva, Tafnes Raquel. POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO E AVALIAÇÕES EXTERNAS: PERCEPÇÕES DE GESTORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho objetivou analisar as percepções de gestoras escolares da rede municipal do Recife sobre os impactos das avaliações externas e das políticas de bonificação no cotidiano escolar. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou como instrumento de construção dos dados entrevistas semiestruturadas com gestoras de três escolas municipais do Recife e as analisou por meio da técnica de análise de conteúdo. Discute as disputas em torno do conceito de qualidade da educação, as implicações das avaliações externas e das políticas de bonificação no cotidiano escolar e, por fim, ressalta o papel de mediação exercido pelos gestores escolares. Os resultados apontam que as gestoras reconhecem a necessidade de garantir o direito à educação socialmente referenciado. Contudo, a pesquisa identificou que as gestoras entrevistadas são favoráveis às políticas de bonificação, identificando-as como estimulantes e como reconhecimento do trabalho realizado. Conclui-se, portanto, que há uma incorporação de uma perspectiva neoliberal e meritocrática e uma naturalização dos mecanismos de ranqueamentos e concorrência nas escolas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60363
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