Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60147

Comparte esta pagina

Título : A Pedagogia das encruzilhadas e o ensino de Português na escola
Autor : Caldas, Beatriz Nascimento Monteiro
Palabras clave : colonialismo linguístico; Pedagogia das encruzilhadas; ensino de português
Fecha de publicación : 17-oct-2024
Citación : Caldas, Beatriz Nascimento Monteiro. A Pedagogia das encruzilhadas e o ensino de Português na escola. 2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente artigo se situa dentro do campo da linguística aplicada e utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica (Garcia, 2016) para buscar responder de que forma a Pedagogia das Encruzilhadas (2019), elaborada por Luiz Rufino, pode contribuir com o ensino-aprendizagem na disciplina escolar de língua portuguesa em sentido decolonial. Para isso, articulo os conceitos de colonialidade (Fanon, 1980, 2020; Quijano, 2007), violência linguística colonial e o ensino de língua portuguesa na escola (Fávero, 2009; Leviski e Silveira, 2022; Rajagopalan, 2013), bem como decolonialidade e pedagogias decoloniais (Walsh, 2009; Rufino, 2021; Pereira, 2021; Leal, 2023) para pensar linguagem e ensino (Geraldi, 1996; Leite, 2011; Simões, 2023). Assim, defendo o ensino de língua portuguesa fundamentado em Exu, a partir do reposicionamento dos sujeitos e do objeto de ensino, da reivindicação do novo e do múltiplo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60147
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Beatriz Nascimento Monteiro Caldas (1).pdf418,07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons