Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60147

Compartilhe esta página

Título: A Pedagogia das encruzilhadas e o ensino de Português na escola
Autor(es): Caldas, Beatriz Nascimento Monteiro
Palavras-chave: colonialismo linguístico; Pedagogia das encruzilhadas; ensino de português
Data do documento: 17-Out-2024
Citação: Caldas, Beatriz Nascimento Monteiro. A Pedagogia das encruzilhadas e o ensino de Português na escola. 2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente artigo se situa dentro do campo da linguística aplicada e utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica (Garcia, 2016) para buscar responder de que forma a Pedagogia das Encruzilhadas (2019), elaborada por Luiz Rufino, pode contribuir com o ensino-aprendizagem na disciplina escolar de língua portuguesa em sentido decolonial. Para isso, articulo os conceitos de colonialidade (Fanon, 1980, 2020; Quijano, 2007), violência linguística colonial e o ensino de língua portuguesa na escola (Fávero, 2009; Leviski e Silveira, 2022; Rajagopalan, 2013), bem como decolonialidade e pedagogias decoloniais (Walsh, 2009; Rufino, 2021; Pereira, 2021; Leal, 2023) para pensar linguagem e ensino (Geraldi, 1996; Leite, 2011; Simões, 2023). Assim, defendo o ensino de língua portuguesa fundamentado em Exu, a partir do reposicionamento dos sujeitos e do objeto de ensino, da reivindicação do novo e do múltiplo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60147
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Beatriz Nascimento Monteiro Caldas (1).pdf418,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons