Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60147
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Galli, Fernanda Correa Silveira | - |
dc.contributor.author | Caldas, Beatriz Nascimento Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-30T16:05:12Z | - |
dc.date.available | 2025-01-30T16:05:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-29 | - |
dc.identifier.citation | Caldas, Beatriz Nascimento Monteiro. A Pedagogia das encruzilhadas e o ensino de Português na escola. 2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60147 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo se situa dentro do campo da linguística aplicada e utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica (Garcia, 2016) para buscar responder de que forma a Pedagogia das Encruzilhadas (2019), elaborada por Luiz Rufino, pode contribuir com o ensino-aprendizagem na disciplina escolar de língua portuguesa em sentido decolonial. Para isso, articulo os conceitos de colonialidade (Fanon, 1980, 2020; Quijano, 2007), violência linguística colonial e o ensino de língua portuguesa na escola (Fávero, 2009; Leviski e Silveira, 2022; Rajagopalan, 2013), bem como decolonialidade e pedagogias decoloniais (Walsh, 2009; Rufino, 2021; Pereira, 2021; Leal, 2023) para pensar linguagem e ensino (Geraldi, 1996; Leite, 2011; Simões, 2023). Assim, defendo o ensino de língua portuguesa fundamentado em Exu, a partir do reposicionamento dos sujeitos e do objeto de ensino, da reivindicação do novo e do múltiplo. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | colonialismo linguístico | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia das encruzilhadas | pt_BR |
dc.subject | ensino de português | pt_BR |
dc.title | A Pedagogia das encruzilhadas e o ensino de Português na escola | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7385478501811000 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Beatriz Nascimento Monteiro Caldas (1).pdf | 418,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons