Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59909
Compartilhe esta página
Título: | Educomunicação, decolonialidade e algoritmos : comunicadores indígenas no Instagram |
Autor(es): | QUEIROZ, Pietra Silva |
Palavras-chave: | Educomunicação; Pós-colonialismo; Decolonialidade; Povos indígenas; Redes Sociais; Algoritmo |
Data do documento: | 19-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | QUEIROZ, Pietra Silva. Educomunicação, decolonialidade e algoritmos: comunicadores indígenas no Instagram. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A educomunicação é um campo que busca integrar a educação e a comunicação, capacitando comunidades e cidadãos para a utilização dos meios de comunicação, a fim de promover uma melhor compreensão sobre as questões locais, conscientizar as comunidades sobre o poder da articulação comunitária na sociedade e sobre o papel da comunicação e do diálogo na construção de conhecimentos e conquista de melhores condições de vida. A partir da proposta da educomunicação e da decolonização, essa pesquisa apresenta uma análise de perfis e de conteúdos produzidos por usuários indígenas do Instagram, investigando a operacionalização das plataformas e seus algoritmos. Considerando a importância da divulgação de conteúdos decoloniais nas redes sociais digitais, para a conscientização da sociedade, pretende-se levantar discussões e propostas que colaborem com as práticas educomunicativas, agregando à área a importância do conhecimento publicitário na exposição de ideias nas mídias sociais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59909 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Pietra Silva Queiroz.pdf | 5,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons